sábado, 8 de março de 2008

4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias

Galardoado com a Palma de Ouro em Cannes no ano passado, 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias reflecte o sistema sufocante que se viveu na Roménia durante o regime comunista de Nicolae Ceausescu, centrando-se na experiência de duas amigas de universidade (Anamaria Marinca e Laura Vasiliu) e a sua opção de praticarem um aborto clandestino.

Sendo esta a minha primeira incursão pelo cinema Romeno fiquei francamente surpreendido com a dureza com que 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias trata um tema que é sempre polémico. Se ainda hoje o aborto clandestino é um problema social sisudo, então o facto de esta história se passar numa época em que o regime comunista e o conservadorismo exagerado das suas leis controlavam a Roménia, dá ainda mais ênfase às dificuldades que duas amigas tinham de ultrapassar para conseguirem alguma dignidade. A forma muito crua -sem tentar de forma alguma aligeirar a realidade- com que o filme se desenvolve, torna-o difícil e choca, mas tratar um tema desta magnitude de outra forma seria menosprezar uma realidade bastante preocupante. Não há sequer interesse em esconder as fraquezas das personagens de modo a despertar compaixão no espectador. Do início ao fim a vulnerabilidade e hediondez das pessoas são expostas.

Cristian Mungiu conduziu o filme de forma pouco ortodoxa, quase voyeur, e demonstra que muitas vezes o silêncio também pode falar. Um olhar frio sobre o modo como um sistema bárbaro pode transformar pessoas em monstros.


Nota Máxima: O realismo.

Nota Mínima: Não é um filme fácil de se ver.


Classificação: 4/5

4 Comments:

Cataclismo Cerebral said...

Ainda me falta ver. Evitei-o nas salas pela perturbação emocional que me poderia causar, mas quero vê-lo. Sem dúvida que sim...

Abraço

Johnny Boy said...

E acredita que a perturbação emocional pode ser muita...não é um filme nada fácil de ver, mas vale a pena. ;)

Unknown said...

Boas,

Esta é uma fita que queria ver mas ainda não tive oportunidade. Vou ter que esperar pelo dvd.

Boa crítica.

Aproveita e vê o novo site dedicado ao cinema: www.bilhetemagico.com

Abraço

Johnny Boy said...

Já está nos favoritos fifeco...para não me esquecer de ir visitando. ;)

Cumprimentos!