sábado, 23 de fevereiro de 2008

Michael Clayton- Uma Questão de Consciência

Michael Clayton (George Clooney) é o que se pode chamar de “esfregona humana” da empresa de advogados Kenner, Bach & Ledeen. O trabalho dele é arranjar maneira de encobrir as excentricidades dos advogados de alto nível e manter o bom-nome da empresa. Contudo, quando um dos advogados mais brilhantes da empresa, Arthur Edens (Tom Wilkinson), tem um esgotamento e tenta sabotar um caso relativo à empresa química U/North, Michael Clayton vai enfrentar a dura realidade de perceber que talvez se encontre do lado errado da justiça.

O filme foi nomeado para sete Oscars® mas desde logo a nomeação de George Clooney parece injusta. Não que a interpretação não mereça, bem pelo contrário, é um George Clooney surpreendentemente bem, mas num ano tão rico em grandes interpretações Emile Hirsch merecia mais a honra de estar entre os cinco melhores do ano. Já as nomeações de Tom Wilkinson e Tilda Swinton são mais que merecidas, e principalmente Wilkinson demonstra o excelente actor que é. Pena que tenha concorrência tão forte…

Na realização palmas para Tony Gilroy. O criador da trilogia Bourne estreia-se em grande atrás das câmaras e conduz o filme de maneira muito inteligente. Consegue deixar-nos “às escuras” durante quase um terço do filme, não caindo na tentação de acelerar a acção e entrar no “corre-corre” típico dos blockbusters, dando assim uma intensidade enigmática ao filme, o que talvez seja o grande responsável para estar nomeado à categoria principal.

È um filme muito bom, mas que talvez não mereça o volume de destaque que lhe foi dado.

Nota Máxima: A construção das personagens no argumento muito bem escrito por Tony Gilroy.

Nota Mínima: Fez-me lembrar Erin Brockovich e ficar com medo que George Clooney faça a Daniel Day-Lewis aquilo que Julia Roberts fez a Ellen Burstyn


Classificação: 4/5

2 Comments:

Unknown said...

Michael Clayton é um filme muito consistente. Além de um bom argumento contém boas interpretações. É algo que merece a vislização pelo que partilho a tua opinião quanto à nota.

abraço

Johnny Boy said...

Boas interpretações, sem dúvida. O que não contava mesmo era com o Oscar da Tilda Swinton, foi uma surpresa...estava mais à espera de uma ver Tom Wilkinson surpreender do que ela.

Abraço ;)